Seguidores

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fartlek "Brincar de correr"

Hoje é comemorado o Dia das Crianças no Brasil! Isso me faz lembrar que quando a gente é criança, a gente mais corre do que caminha. Eu vejo pelos meus filhos aqui em casa que quando eram menores, eles corriam ao invés de andar, Eu às vezes, quando estou caminhando de um lugar para outro também tenho vontade de correr mas nem sempre dá. Falando em criança  e correr também associo com brincar. Meu post vai ser sobre  Fartlek que é um método de treinamento que apareceu na década de 30 do século passado, lá na Suécia e quer dizer "brincar de correr". Na verdade, é um treinamento que ajuda melhorar a velocidade das corridas.Quem corre há algum tempo ou participa de grupos de corrida já ouviu falar do Fartlek. Muitas revistas especializadas falam sobre este treino que é é intercalar corridas mais intensas com corridas de intensidade  mais leves no mesmo treino. Muitos atletas usam o fartlek nas suas corridas. Um vez participei do grupo de corridas lá da SOGIPA, o Percorrer, e como treinava na pista de atletismo, o Leo que é trinador lá, marcava alguns minutos de corridas mais forte e intercalava com trote leve.
Para quem está voltando a correr ou começando a correr, o fartlek pode ser uma brincadeira" boa para melhorar  o treino. Aqui uma dics da Revista Runner's Word Brasil sobre Fartlek:

A BRINCADEIRA: "Os corredores iniciantes não precisam se preocupar com a distância total ou ritmo, pois aprender a correr com mais velocidade que o normal é o mais importante", diz Tony. "Você só tem que prestar atenção no que seu corpo diz e correr de modo coerente. Com o tempo, você irá melhorar seu condicionamento físico e resistência específica para corrida." Comece incluindo, ao acaso, durante uma corrida de 30 minutos, cinco ou seis trechos de distância e intensidade variadas. A cada semana, acrescente mais um ou dois trechos desse tipo ou aumente a distância de cada um deles. Depois de três ou quatros semanas, faça 1 minuto de corrida em ritmo difícil e 2 em ritmo fácil, por 21 minutos, no total. Faça uma sessão combinada "difícil/fácil" toda semana, até conseguir “brincar de correr” durante 30 minutos, no total, toda semana.

Quando eu corro na esteira, treinar o Fartlek de velocidade me ajuda a passar o tempo, porque eu começo o treino numa velocidade pequena e vou aumentando até chegar ma velocidade que eu sempre treino, daí por diante  intercalo um minuto de velocidade máxima com dois de corrida suave e aí por diante. 

Como hoje é feriado e parou de chover em Porto alegre, tem um vento lá fora mas acho que o tempo está bom para correr, aproveita o dia, saí para correr ou dar um bela caminhada e leva a criançada junto!


Vou incluir no meu post alguns links sobre Fartlek para quem quiser dar uma olhada e ler o que pessoas especializadas falam sobre o assunto. Também, vou incluir o post que a Paula Nozzari, baterista e vocalista da banda Canja Rave morando em Berlim, escreveu em que ela contou um pouco sobre a Maratona de Berlim que aconteceu no dia 30 de setembro. Ela conta que a cidade recebeu mais de 40 mil pessoas para o evento e que o evento contagiou a cidade inteira. Tem também umas fotos super bacanas.
Na Alemanha: Maratona de Berlim

Fartlek:
Runner's World Brasil
Correr por Prazer
Revista Contra-relógio
Revista W Run -Corrida para Mulheres

Feliz Dia das Crianças!!!!

Nenhum comentário: