Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Correr descalço?

A última edição da revista Runner's World chegou aqui em casa na segunda-feira. Acabei assinando a revista por três meses pois tinha uns pontos que iam vencer do Bomclube e achei que valia a pena. A revista está com algumas matérias legais mas tem uma matéria longa sobre os"tênis minimalistas" bem interessante. Puxa, logo depois da minha postagem sobre tênis com amortecimento,  No ano passado, li uma matéria na mesma revista sobre uma nova febre de correr de pés descalços. Tem um website em português sobre o assunto Correndo descalço e um em inglês Barefoot Runners Society que falam sobre benefícios e pesquisas sobre o assunto. Eu vi uma vez um atleta treinando na SOGIPA de pés descalços. Eu não sei se eu posso pois tenho uma lesão na planta do pé chamada de Neuroma de Morton e preciso de alguma proteção nos pés.
Voltano aos "tênis minimalistas" que são tênis que dão a sensação que o corredor não está usando nada nos pés. Os FiveFingers (tênis com dedos) fabricados pela empresa italiana Wibram são tênis muito leves e que muita gente tem usado e que protegem a sola do pé como uma alternativa em correr descalço, As grandes empresas que fabricantes de tênis lançaram alguns  modelos desses tênis minimalistas que são super leves, flexíveis e com solado baixo. Eles são o opostos de tênis que a gente tem visto no mercado nos últimos anos com amortecimento e sola mais alta.
Certamente, vamos ver no Brasil esta tendência de trazer tênis minimalistas ao mercado e acho que até já se é possível se encontrar alguns. Eu, por enquanto, vou continuar com o meu Asics Gel que é relativamente novo e gosto dele. É sempre importante ter bom senso quando novidades chegam no mercado e procurar saber exatamente para que o tênis é bom: corridas mais curtas ou mais longas, mais rápidas, etc.. Quem quiser saber mais, compra a revista e lê toda matéria que é bem interessante.

FiveFingers da Wibram
Nike Free Run

Zoot Ultra Speed

Nenhum comentário: